sexta-feira, 19 de abril de 2013

A origem do Sobrenome e curiosidades!




Fala a verdade. Sempre bate aquela curiosidade se Fulano de tal com o mesmo sobrenome que você é seu parente distante de milionésimo grau. Não é? Pois bem. Teoricamente ele é sim, afinal, ele herdou esse sobrenome de alguém da família, que herdou de alguém, que lá no topo é alguma coisa sua e dele. Mas nem sempre será assim. - Por que você diz isso, Amanda? Eu não estou entendendo. - Calma! Eu te explico.
Até mais ou menos o século XII, os Europeus só usavam um nome para distinguir as pessoas, que é o nosso primeiro nome, no caso. Até por causa do lance do feudalismo mesmo, eles eram bem isolados e os nomes não se repetiam. Até que a sociedade começou a crescer e nasceram outros José's ou Nicolau's (nomes europeus ué). E aí, como faz pra saber quem é o Zé que eu estou me referindo ou filho de que Zé que eu estou falando? Como eu poderia por exemplo passar um terreno para o Nicolau, se existissem mais 30 com o mesmo nome? Simples, precisamos criar um segundo nome que vai dar origem ao segundo nome de todos os seus herdeirinhos. Assim nasceu o sobrenome.



Alguns derivaram-se da profissão, como por exemplo: Alberto Ferreira, afinal, filho de ferreiro... espeto de pau. To zuando! Afinal, ele era ferreiro. Ou Michael Schumacher originado de Shoemacher que é Sapateiro é inglês (aqui é Fisk, me respeita).
Outros eram chamados pelo lugar onde viviam como por exemplo: Marcelo da Rocha, por morar perto de uma rocha. Fernando Oliveira, por morar perto de uma oliveira. Gilberto Inferninho, por morar perto... brincadeira, esse não existe. Eu acho..
Haviam os que eram chamados pelo seu jeito de ser, exemplo: James Franco, que devia ter algum parente latino  muito sincero. Eu não quero nem pensar qual seria meu sobrenome baseado no meu jeitinho de ser.
Por fim, alguns eram identificados por serem filhos de alguém, como: Jackson, filho de Jack. Pattinson, filho de Patt, e por aí vai. Para quem não pegou o macete, son é filho em inglês.
Aí né gente, vocês devem imaginar. A família foi crescendo, e fizeram que nem os celulares que agora colocaram um número a mais. Por causa de outros José's da Feira, Felipe's de Oliveira e etc, foram juntando o sobrenome herdado da mãe com o do pai e estamos onde estamos. E olha que ainda hoje eu encontro gene como meu nome inteirinho por aí viu.




Só tem uma pessoa no mundo que nunca vai ter seu nome igual ao de ninguém. Sabe quem? Básico:
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
Mas pode chamar de Dom Pedro I que eu não tô com minha cara de besta pra falar um nome desses.
Tão grande quanto era o nome da sua neta, Princesa Isabel:   Isabel Cristina Leopoldina Augusta Michaela Gabriela Raphaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, que depois de se casar ainda  achou pouco e adicionou um Orleans no meio que fez toda a diferença. Quase me esqueço de sua mãe que era: Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassarre Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d’Assisi Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d’Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde.
 É, essa galera levava a sério esse negócio de exclusividade no nome. Sou mais o Prince que fez do nome um simbolo que não se pronuncia e todo mundo continua chamando de Prince por que não tem pra que uma presepada dessas. Né meu lindo?
E vocês, qual a origem dos seus nomes e/ou possuem nomes extravagantemente grandeS como o do vovô Dom Pedro? Contem-me.
 Beijokas procês, meus Supersayajins!

72 comentários:

  1. Sei que meu sobrenome Donato é da Itália, mas não consigo descobrir o Couto. Parece haver algumas variações.

    Beijos

    http://www.modanajanela.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Couto (ou coutada): 1. Terra onde a caça era proibida; 2. Terra reservada somente para pasto. (Dicionário Aurélio)- A pessoa responsável por cuidar deste local era o couteiro. Como a Mandy explanou no texto acima, muitas vezes a pessoa recebia o sobrenome da região onde morava. O Couto original com certeza era o proprietário dessa terra. Ex: João Couto, o João dono daquele couto de terras...
      Outras curiosidades:
      - Castro, que é sobrenome comum, e dá nome a uma cidade no interior do Paraná, era uma pequena construção fortificada nos tempos medievais.
      - O meu sobrenome, Rossini, vem do italiano rosso (vermelho), porque a família original era de ruivos, podendo o Rossini ser um diminutivo aplicado ao filho do Rosso original...
      - Silva e Costa, sobrenomes comuns no Brasil, tiveram sua origem na colonização da Terra Brasilis, e não existiam na Europa. Quando os colonos foram trazidos para cá, eram distribuídos pelo país, indo morar alguns no interior, e outros no litoral. Quando ocorria de haver dois colonos com o mesmo nome, criaram um sobrenome para diferenciar. Ex: João Couto, que vai morar no interior, na selva. Recebe o nome em latim Silva, ficando João Couto da Silva. O que iria morar no litoral recebia o sobrenome Costa, João Couto da Costa.

      Excluir
    2. Há registos em Espanha do século X da primeira pessoa com o nome Silva. Por isso, já existia na Europa, pelo menos à 500 anos antes do primeiro colono se tornar um "brasileiro Silva". Se não sabem, não inventem!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Se você já recebe email's todos os dias e que nem autorizou ninguém a lhe enviarem, Pode com certeza, nesses mesmos dias poderia receber por ter lido esses e-mails.

      O e-Mai é uma empresa de intermediação de publicidade não intrusiva e oferece a oportunidade a pessoas aderirem gratuitamente e ganharem dinheiro apenas recebendo e-mails que são interessantes para ele, tendo em conta que os pediu para receber. E para aqueles que desejam indicar conhecidos, passam a participar num plano de compensação podendo chegar a um bónus mensal muito interessante!.

      Registe-se grátis em» http://www.e-mai.net/giancarlos

      Excluir
  3. O judaísmo teve grande importância na formação daqueles que são hoje os mais utilizados sobrenomes brasileiros.

    "Mais tarde, ao fugir para a Holanda, América ou ao Império turco, voltaram à religião judaica, sem perder seu novo sobrenome. Assim apareceram sobrenomes como Diaz ou Dias, Errera ou Herrera, Rocas ou Rocha, Marias ou Maria, Fernandez ou Fernandes, Silva, Gallero ou Galheiro, Mendes, Lopez ou Lopes, Fonseca, Ramalho, Pereira e toda uma série de denominações de árvores frutíferas (Macieira, Laranjeira, Amoreira, Oliveira e Pinheiro). Ou ainda de animais como Carneiro, Bezerra, Lobo, Leão, Gato, Coelho, Pinto e Pombo."

    Retirado de http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/sobrenomesJudaicos/home.html

    ResponderExcluir
  4. Só para acrescentar, Franco, vem da versão latina de Frank, nome do povo germânico os Francos, isto é "o povo que usa de franchos" (venábulo, lança) e existe uma lenda que diz que muitos nomes de arvore, oliveira, carvalho, lima, etc... são nomes escolhidos pelos judeus convertidos na idade média.
    O meu sobrenome é Sabino, que vem de Sabus um deus antigo da região do Lascio na Italia, sabinos era como os romanos chamavam as tribos adoradoras de Sabus, o ato do noivo entrar em casa carregando a noiva no colo vem da lenda do rapto das sabinas, eu aconselho a todos que se interessem a procurar a origem de seu sobrenome, pode render boas histórias :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal meu sobrenome tambem é sabino, nunca conheci ninguem alem de algumas pessoas da minha familia com o mesmo sobrenome!

      Excluir
    2. meu sobrenome paterno é agostinho e simas, materno é de oliveira, e pereira, meu avô materno se chamava josé geraldo de oliveira nasceu em 17/04 de 1886,,,,,,, meu avó paterno se chamava joão geronimo agostinho. emaria luiza simas, sei que tenho parente com sobrenome sabino, anacleto

      . etc,,
      meu nome é osmar joão agostinho filho, nasci dia 14/ 10 de 1959! !

      Excluir
  5. Menghin...primo distantew da xuxa...descendente indereto de mengele!!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu sobrenome é Dias não consigo encontrar em lugar nenhum!!

    ResponderExcluir
  7. o meu é Pasqualli, ja ouvi varios com sobrenomes parecidos

    ResponderExcluir
  8. quero ver encontrar o meu, BAGESTERIO

    ResponderExcluir
  9. jose é um nome hebraico!!!

    ResponderExcluir
  10. Meus sobrenomes são simples..
    Ferreira de Oliveira..

    Ferreira: É realmente isso que disse, sobre profissão ou um lugar que possuía muito ferro.
    E o interessante é que existe derivados em outras línguas
    Smith, Herrera, Ferrari.. Todos significam Ferreira!

    Oliveira: Que nem foi citado aí, ele veio de origem geográfica de um lugar chamado Paço de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê no site www.significadodonome.com o significado de Oliveira.

      Excluir
    2. conheço um bagestero aqui em porto alegre

      Excluir
  11. tai uma postagem boa interessante participativa e educativa tanto do blog como dos internautas que postaram seus comentários deu-me gosto de ler e sugiro uma pesquisa na web dos mais interessados.....

    e agora por curiosidade o meu sobrenome HADDAD, é um sobrenome muito comum tanto no Líbano como no Brasil e sua tradução é FERREIRO...e/ou FERREIRA. para nós HADDAD poder termos um certo grau de parentesco é muito importante sermos da mesma região, caso contrário somos apenas BRIMOS....por ordem do nosso patriarca. ABRAÃO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa eu não sabia, Haddad é Ferreira aqui.. Interessante demais!

      Excluir
    2. sou ferreira de castro nao sei de minhas decendencias acho importante saber



      Excluir
    3. Obrigada William. Fico feliz em ter agradado.

      Excluir
  12. O meu é Vieira, que ouvi dizer que significa concha e Oliveira de "oliva", não faço ideia como chegou nisso, mas o boato de familia é que uma cigana portuguesa ou daquelas quebradas da europa gerou meu bisavô ou bisavó, minha familia não tem ideia. E sobre o Oliveira nunca ouvi nenhuma história

    ResponderExcluir
  13. Marlon Correa Catarina24 de abril de 2013 às 11:13

    O meu é Correa Catarina, que não faço a mínima ideia de onde tenha vindo, se alguém souber, fico agradecido...

    ResponderExcluir
  14. "Vieira" vem de "videira". Seu nome tem a ver com região vinícula, de plantação de uvas e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado! Vieira é um molusco, por sinal muito apetitoso! A origem do nome Vieira é geográfico: Vieira do Minho que pertencia ao Condado Portucalense. O senhor dessa terra tornou - se naturalmente um Vieira...e depois seus filhos, netos etc.

      Excluir
  15. Não sem de onde vem os meus Tavares Freitas.

    ResponderExcluir
  16. O nome Sugiro,do japonês , surgiu quando um japa foi registar o filho e pediu uma sugestão ao cartorário que disse: Eu sugiro , João ,Pedro,António.
    Ai o japa falou que gostou muito da primeira opção (Sugiro).

    ResponderExcluir
  17. O meu é da Hora , alguém sabe ? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis nem é tão da Hora assim, falow?
      (risos) todo mundo já deve ter feito essa piadola.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. O meu sobrenome é Bebem, alguém sabe?? Eu nunca ouvi falar desse sobrenome !! Mais eu amo pq é exclusivo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho esse sobrenome tb, me sinto péssima quando n sei falar a origem dele

      Excluir
  20. O meu é Gabliorituski

    ResponderExcluir
  21. O meu é Sodré tem alguma ideia.Eu ouvi dizer que Sodré vei do nome inglês Sudley mas não tenho certeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A documentação dos séc. XIV e XV até hoje publicada não comprova origens inglesas, e o testamento do chefe do ramo dos Sodrés de Santarém, no séc. XV, refere o apelido como sendo uma simples alcunha.

      Excluir
  22. Na Coreia e alguns países asiáticos a coisa é diferente, o sobrenome de família vem primeiro que o nome.

    Como exemplo:
    Lee Min Ho
    Shin Min Ah
    Kang So Ra

    Lee,Shin e Kang são sobrenomes. :D

    ResponderExcluir
  23. E da onde surgiu Guilem Medeiros Dantas da Rocha? (O da Rocha já falou lá em cima)

    ResponderExcluir
  24. Dá onde surgiu Gonçalves e Paiva?

    ResponderExcluir
  25. Meu sobrenome ''diferente'' é Dorville, sei que é francês, apenas :/

    ResponderExcluir
  26. Meu sobrenome diferente é Do Bem e não consigo achar significado em lugar nenhum, será que tem como descobrir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, baseando na teoria de que alguns sobrenomes eram baseados na personalidade das pessoas, vai que eu antepassado mais distante era uma pessoa muito 'do bem'.

      Excluir
  27. o meu é dificil de encontrar, "Bono" alguem ja viu esse sobrenome? acho q é italiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comi muito bono (os biscoitos...calma!) ahhahaha

      Excluir
    2. E o Bono Vox? Não é tão incomum.

      Excluir
  28. Meu sobrenome é Ruas, então meus parentes moravam na rua? huahuhuah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma teoria. Sua família era muito influente na... Europa Ocidental do século IX, então muitas ruas foram batizadas com o nome de seus parentes, em homenagem a eles, aí Sheyla Christina (que também tinha uma rua com seu nome e que por sinal moravam muito gatos, muitos gatos) lisonjeada com as homenagens, resolveu que era a sua vez de homenagear aquelas ruas, então, mudou o seu nome para Sheyla Cristina Gatinho Ruas (por que haviam muitos gatinhos na rua de nome dela). Fim.

      Excluir
  29. Os judeus, na época em que foram expulsos da Espanha lá por volta de 1500, mudaram os seus sobrenomes por nomes de plantas, árvores, frutas, animais e acidentes geográficos. Então na verdade muitos portugueses com os sobrenomes Pinheiro, Carvalho, Pereira, Raposo, Serra, Monte ou Rios, entre outros, como sobrenome, tem origem judaica. Eles mudaram porque o Rei na época baixou um decreto forçando todos a se converterem ao Cristianismo. Mas não quer dizer que todos com esses tipo de sobrenome tenha origem judaica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li sobre, obrigada, esqueci de mencionar no post.

      Excluir
  30. Eu sei que Arrisse é italiano mas não nunca vi ninguém com este sobrenome

    ResponderExcluir
  31. Dafne Piesczynski
    duvido acharem alguém com o mesmo nome que eu! iuahaiuh

    ResponderExcluir
  32. Nossa que post super interessante! Nunca tinha parado para pensar como surgiu o sobrenome uhasuahsuahsa O meu sobrenome é Donner ( significa raio em alemão) e Venâncio que é de Portugal... Te desejo boa sorte no meu sorteio e desculpa a demora para retribuir a visitinha, estou muito ocupada recentemente, beijinhos.
    http://www.meninadepalavra.com/

    ResponderExcluir
  33. o meu é Coruja alguém sabe da onde vem??não acho em lugar nenhun?acho que é português ou Judaico sei lá!

    ResponderExcluir
  34. meu sobrenome é gatinho, gostaria de saber o origem pois só encontrei a origem do sobrenome gato

    ResponderExcluir
  35. O meu é Colares Rodrigues

    ResponderExcluir
  36. Correia alves costa , ?????????????

    ResponderExcluir
  37. Infelizmente o meu Venâncio tem origem portuguesa,se pudesse eu mudava,mais em homenagem ao meu pai vou deixar assim mesmo.

    ResponderExcluir
  38. Infelizmente o meu Venâncio tem origem portuguesa,se pudesse eu mudava,mais em homenagem ao meu pai vou deixar assim mesmo.

    ResponderExcluir
  39. o meu couto tem origem judia e portuguesa a minha família veio de Açores,porém era ligado a um tal Manuel Couto veio em 1604 ou 1605 para o Rj,ele era testamenteiro e cristão novo.

    ResponderExcluir
  40. Olá,gostaria de saber a origem do sobrenome Florêncio e Pereira, e uma perguntinha..mesmo eu não ter herdado o sobrenome Venâncio que era da minha bisavó, eu ainda sim sou descendente de português?! Pois pelo que eu li nos comentários, algumas pessas disseram que este sobronome é português.

    ResponderExcluir
  41. Olá,gostaria de saber a origem do sobrenome Florêncio e Pereira, e uma perguntinha..mesmo eu não ter herdado o sobrenome Venâncio que era da minha bisavó, eu ainda sim sou descendente de português?! Pois pelo que eu li nos comentários, algumas pessas disseram que este sobronome é português.

    ResponderExcluir

Advertisement